Abaixo-assinado contra o aterro perto de Jugueiros

Junta de Freguesia promete lutar para que o equipamento não seja construído... 

A Junta de Freguesia de Jugueiros está frontalmente contra a intenção de a CM Fafe instalar um aterro sanitário nas proximidades da freguesia e por isso lançou um abaixo assinado junto da população.

"Este equipamento trará um impacto ambiental negativo evidente, afectando parte da fauna e flora natural do nosso território, além de todas as consequências negativas de desflorestação, ruído, odores e poluição dos subsolos", diz o texto do abaixo assinado.

" Segundo alegados estudos alegadamente feitos há sensivelmente vinte anos atrás, a localização do mesmo situar-se-á na encosta da montanha precisamente virado para a freguesia de Jugueiros e para a freguesia vizinha de Serzedo, já do concelho de Guimarães. A instalação de uma unidade desta natureza nas visadas freguesias exporá visual e ambientalmente a nossa população a sacrifícios que não podemos aceitar", continua o documento.

"Os solos sairão irremediavelmente afetados, com potenciais contaminações, prejudicando o potencial agrícola da nossa freguesia e, mais grave ainda, veremos mais uma vez as águas dos nossos rios conspurcadas com resíduos de alto cariz poluente e contaminante. Não podemos entender e aceitar como é que um alegado estudo preconiza a construção de um aterro sanitário entre duas linhas de água e dois rios, o Ferro e o Vizela, que inevitavelmente afetarão as freguesias limítrofes de Jugueiros, em particular as que se seguem no leito dos referidos rios – S. Jorge de Vizela, Vila Fria, Regilde", acrescenta o documento que circula pela freguesia.

"Torna-se incompreensível o facto de estar a ser investido mais de 1 milhão de euros na reabilitação dos rios Vizela, Bugio e Ferro e da área envolvente, e ao mesmo tempo estar a ser prevista a construção de um Aterro Sanitário que vai gerar impactos ambientais negativos muito evidentes. Como todos sabemos ambos estes rios confluem na nossa freguesia, a par do rio Bugio, e irremediavelmente os lixiviados provindos daquela instalação terão de terminar no Rio Vizela, ou na ETAR de Serzedo", refere a Junta de Freguesia que exige explicações da CM Fafe e uma tomada de posição "clara" da CM Felgueiras sobre esta tema, prometendo "lutar contra o aterro até às últimas consequências".

 

Programação do dia

Morada:

Rua Dr. Basílio R. Leite de Vasconcelos, Margaride

replicas relojes
Telefone:
255318721 (custo chamada para a rede fixa nacional
Discos pedidos:
255 318 725 (custo chamada par rede fixa nacional)
Email:
geral@radiofelgueiras.pt