Presidente da direção dos BV Felgueiras deixa críticas ao poder central

Na sessão solene dos 125 anos dos BV Felgueiras 

A sessão solene das comemorações do 125º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras ficou marcada pelas condecorações, pelo reconhecimento do papel altruísta dos soldados da paz, mas também pelo tom crítico do discurso do presidente da direção da Associação Humanitária.

Além da entrega do crachá de ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses ao comandante Júlio Pereira  e das distinções a alguns bombeiros da corporação, teve especial realce a condecoração aos Bombeiros locais pelo Ministério da Administração Interna com a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no grau ouro e distintivo azul, bem como o discurso crítico do presidente da direção em relação aos apoios do poder central.

“Ao longo deste anos todos, tenho ouvido intervenções e discursos, mas os problemas dos bombeiros ainda não foram ainda resolvidos e persistem”, começou por dizer.

“Estamos orgulhosos pelo grandioso passado repleto de serviço ao próximo da corporação, mas é um orgulho muitas vezes magoado e desrespeitado por aqueles que têm a obrigação de apoiar de uma forma objetiva e não apenas através palavras de circunstância proferidas em função da conveniência de cada um deles”, disse.

“Ao fim de tantos anos envolvido na vida dos bombeiros, sinto grande tristeza e frustração por não termos sido capazes de alterar este estado de coisas. Refiro-me às reinvindicações feitas para estes homens e mulheres que do Estado apenas recebem palmadinhas nas costas e palavras bonitas. Isso, não chega, é preciso mais, muito mais”, observou.

Nuno Fonseca garantiu que “vai estar sempre ao lado dos bombeiros” e que “os apoiará no que precisarem”, lembrando que alterou a política de apoios financeiros da edilidade “porque os bombeiros precisam de pão na mesa todos os dias”, numa alusão ao facto de serem atribuídos subsídios regulares à corporação e não apenas “de cinco em cinco anos”.

Patrícia Gaspar, além de ter elogiado os BV Felgueiras pelos seus 125 anos, constatou que “apesar de tudo, os bombeiros hoje recebem mais apoios do que há alguns anos atrás”. E disse compreender a angústia de quem tem a missão de gerir as associações de bombeiros do país, um exemplo de voluntariado e serviço que considerou “sem paralelo na sociedade”.

FOTOS: RÁDIO FELGUEIRAS (D.R.)



 

Programação do dia

Morada:

Rua Dr. Basílio R. Leite de Vasconcelos, Margaride

replicas relojes
Telefone:
255318721 (custo chamada para a rede fixa nacional
Discos pedidos:
255 318 725 (custo chamada par rede fixa nacional)
Email:
geral@radiofelgueiras.pt