Loureiro vencedor

Piloto de Felgueiras

 

Cláudio Loureiro (Team Motor Club de Felgueiras/Nobrand) regressou aos triunfos nesta edição do Troféu de Enduro BTT Vodafone 2014, impondo-se no Enduro Terras de Bouro por uma diferença de apenas 5,804s na terceira etapa do calendário, organizada pela Associação Desportiva Chorense/In Nature, com o apoio da Câmara Municipal daquela vila.

Foi uma vitória muito sofrida de Loureiro, vítima de uma forte queda na primeira especial, que o deixou bastante mal tratado em termos físicos e que lhe custou cerca de 13 segundos para José Borges (AD Jorge Antunes/ Bikezone), o primeiro líder do evento e seu principal adversário para a vitória final.

A partir daí, o piloto de Felgueiras desafiou as suas próprias condições físicas para ser sistematicamente o mais rápido nas classificativas que se seguiram, o que lhe permitiu ir recuperando tempo face a Borges até conseguir reverter a seu favor essa diferença e conseguir um triunfo que reforçou a sua liderança em termos do Troféu de Enduro BTT Vodafone.

«Penso que se não estivesse a ‘correr em casa’ teria desistido. Sofri muito para conseguir este triunfo, foram muitas as tonturas e creio mesmo ter uma rotura muscular, mas nada disso me impediu de dar o meu melhor e conseguir uma das vitórias mais saborosas da minha carreira», referiu no final o brilhante vencedor em Terras de Bouro.

Na segunda posição ficou José Borges que, apesar de ter dado o seu máximo, não conseguiu contrariar o melhor conhecimento do terreno por parte de Loureiro: «Apesar de me sentir cansado, ainda tentei chegar à vitória, mas o Cláudio domina muito bem esta zona e nada havia a fazer para contrariar a sua superioridade», declarou o piloto de Santa Maria da Feira. O pódio absoluto ficou fechado com Gonçalo Gaspar, que terminou a 1m 40,607s do vencedor.

Em termos femininos, Ana Leite (Bicicleta Clube de Felgueiras) conseguiu infligir a primeira derrota desta temporada a Ana Raquel Martins (BMC/SRAM/Póvoa de Varzim) que, ao perder uma lente de contacto, teve sérios problemas de visão que não lhe permitiram melhor do que o terceiro lugar final, atrás de Fátima Vida (AMA/Martos/HRV/Bfour).

João Silva, também do Team Motor Clube de Felgueiras/Nobrand, impôs-se na categoria júnior, enquanto David Simões foi o mais rápido entre os cadetes. Nos Masters 30, Felício Braz (Clube Ana Faro) voltou ao lugar mais alto do pódio, enquanto Afonso Ferreira (AD Jorge Antunes/Bikezone) aproveitou a ausência de Hélder Padilha para se isolar no comando do Troféu nesta categoria.

O espanhol Manuel Gomez, do 5th Pine MTB Team, foi o mais rápido na categoria de Masters 40, batendo os melhores pilotos nacionais, enquanto Paulo Nunes foi o mais rápido entre os Masters 50.

O Troféu de Enduro BTT Vodafone tem o apoio da Vodafone, Shimano e Dacia. A última prova realiza-se em S. Brás de Alportel, a 12 de outubro.

 

Programação do dia